Enem 2014 .

sexta-feira, 7 de novembro de 2014





Oi gente, como muitos de vocês sabem amanhã e domingo (08 e 09) é dia de Enem ;
Vim postar então um guia pra ajudar a quem vai fazer a prova e pra quem pretende fazer no ano que vem ; 

1 - Dicas de Estudo e Preparação :

- Apostila de Redação

A redação corresponde a 20% da sua nota no Enem. Portanto, conquistar uma pontuação alta na produção de texto é fundamental para mandar bem no exame. Para isso, é necessário, além de praticar muito, conhecer os critérios e exigências da redação e da banca corretora do Enem. 

- Refazer edições anteriores do Enem

Para ir bem na prova mais importante do país, não existe segredo. O candidato precisa estudar (e muito!) para conseguir atingir seus objetivos. E uma das maneiras mais eficientes para alcançar notas altas é refazer as provas anteriores do exame. Dessa forma, o candidato vai se acostumando com o estilo das questões. 

- Aprenda a fazer um cronograma de estudo

Você já teve aquela sensação horrível de tentar estudar e não conseguir se organizar? Se a resposta foi “sim”, provavelmente você esteja precisando de um cronograma de estudo que te ajudará a se organizar! No começo do ano, publicamos uma matéria que ajudou vários estudantes a montar seu cronograma e aumentar significativamente a eficiência das horas de dedicação. 

2 - Quais as oportunidades que o Enem oferece?

- SiSU

Dentre toda as vantagens que o novo modelo do Enem trouxe aos estudantes, certamente a mais notória é o Sistema de Seleção Unifica (SiSu). De maneira simplificada, podemos dizer que o SiSu possibilita aos candidatos que prestaram o exame concorrer a inúmeras vagas, nas mais variadas universidades públicas, em qualquer canto do Brasil. 

- Prouni

Para quem não conhece, o prouni é um programa do governo federal, criado em 2004, que concede bolsas de estudos para estudantes de baixa renda nas universidades particulares de todo o país. Entretanto, após a reformulação do Enem no ano de 2009, a seleção dos bolsistas é feita através do desempenho no exame. 

- Fies

Para quem não sabe, o Fies consiste num Fundo de Financiamento Estudantil. Com ele, alunos que prestaram o Enem e que não têm condições de pagar uma faculdade podem financiar até 100% dos seus estudos e pagar as mensalidades apenas depois de terminar o curso!

- Sisutec

Com funcionamento semelhante ao SiSU, o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos abre inscrições duas vezes ao ano e disponibiliza vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes, em instituições públicas e privadas em todo o Brasil.

- Ciências Sem Fronteiras

Através deste programa do governo, estudantes de graduação de universidades de todo o Brasil podem pleitear bolsas de estudo para cursar um ou dois semestres fora do país. Uma das exigências do programa é que o interessado tenha sido classificado com nota mínima de 600 pontos no Enem, considerando as edições aplicados a partir de 2009.

- Certificação do Ensino Médio

Estudantes maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio em tempo hábil poderão conquistar o diploma mediante uma pontuação mínima que deve ser atingida no exame. 

Para mais informações entre no site do Enemhttp://www.inep.gov.br/


AAAH e quero deixar aqui a boa sorte pra todo mundo que vai fazer o Enem neste fim de semana, especialmente Para A Paula Hanelle , e Pro Fábio Rogério , amo vocês e boa sorte ...

                                                       Beijinhos Jhey :*







Um comentário:

  1. Adooooooorei o post amiga, principalmente o fato de conter algumas informações q normalmente a gente n vê por ai. Mt obrigada pelo apoio gata e diz pro Fabio q eu to desejando boa prova pra ele! Beeeeeeijoooooos :*

    ResponderExcluir